Amazonas é o segundo Estado da região Norte em número de domicílios, segundo IBGE

Serviços básicos como água encanada, gás para preparação de alimentos e coleta de lixo necessitam de avanços.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

O Amazonas possui cerca de 1, 2 milhão domicílios particulares e ocupa, atualmente, o segundo lugar no ranking dos Estados da região Norte, e está atrás, apenas, do Pará, que tem 2.737 habitações permanentes. A nível nacional, o Amazonas ocupa a 17ª posição em quantidade de residências. Em primeiro lugar, encontra-se o Estado de São Paulo, com 17,5 milhões moradias. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Adjalma Nogueira, coordenador de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que, apesar dos avanços, o Estado ainda enfrenta desafios na oferta de serviços básicos como água encanada e coleta de lixo.

Mais de 900 mil domicílios, no Estado, estão ligados à rede geral de distribuição de água. 200 mil moradias ainda utilizam lenha ou carvão para preparação de alimentos, fator que revela a necessita de avanços.

Do total de domicílios no Estado, Manaus tem 730 mil com 2,3 milhões pessoas morando neles. Entre as regiões do país, a Norte possui o menor número de habitações, com 5,9 milhões, e ficou com a quarta posição em número de moradores, com 19 milhões.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar