O percentual de famílias endividadas vem crescendo de forma acelerada, de acordo com o Serasa, o Amazonas ocupa o segundo lugar no ranking da inadimplência no Brasil, são mais de 1milhão de pessoas nessa situação, dívidas que somam mais de cinco bilhões de reais, como aponta a gerente da Serasa, Mayara Carvalho.
- Dia da Internet Segura: Especialista apresenta dicas de como evitar cair em golpes no ambiente digital
- Economia: Endividamento das famílias mais pobres chegou a 80,3%
Segundo a pesquisa, pela primeira vez o Brasil teve redução da inadimplência, 2022 fechou com alívio para muitos brasileiros, como é o caso do vendedor de calçados, Thiago Melo
A queda na inadimplência ocorreu em dezembro do ano passado, durante o pagamento do 13º salário, e também durante o Feirão da Serasa, que ofertou desconto de até 99%, e conseguiu fechar mais de oito milhões de acordos, o maior número da história. Entre as dicas para evitar a conta negativa, é controlar os gastos mensais, definir prioridades, e também se atentar ao consumo por impulso, como explica o economista Reginaldo Marcelo.
”Ter uma lista de compras, todo mês daquilo que é prioritário na sua vida no seu consumo do seu gasto, essa priorização do consumo ela é não apenas importante, como necessária e fundamental”, reforça o especialista.