Amazonas avança no cenário de transplante de órgãos

Um indígena, de 39 anos, e uma mulher, de 42 anos, receberam os órgãos do doador, um homem de 57 anos, que foi a óbito na sexta-feira (28/06), no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, após sofrer um Acidente Vascular Celebral Isquêmico (AVCI). Os receptores foram dois pacientes que aguardavam na fila nacional de doação.

O procedimento foi realizado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, e é considerado um marco para a saúde do estado. Este é o primeiro transplante renal de doador falecido, efetuado inteiramente na rede pública estadual de saúde.

O procedimento já havia sido oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde, mas efetuado em unidades particulares. A rede pública realizava transplante de rim apenas de doador intervivo, no Delphina Aziz, que já fez, desde julho de 2023, 80 procedimentos do tipo. O hospital é referência em transplantes renais na região Norte.

De acordo com a equipe médica da unidade hospitalar, a recuperação dos pacientes está correndo como o previsto. Os dois estão na Unidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando pelo protocolo de atendimento pós-operatório normal para este caso. O quadro clínico segue sem nenhuma intercorrência.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Lana Honorato/SES-AM