Amazonas apresenta crescimento em todas as etapas de ensino no Ideb 2023

Com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa quarta-feira (14), a rede estadual de ensino do Amazonas alcançou a nota de 5,9 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), superando a média do estado na mesma etapa de ensino, de 5,7 pontos. No total, o Estado apresentou crescimento em todas as etapas de ensino. Este é o primeiro resultado divulgado após a pandemia de Covid-19.

A nota de 5,7, nos Anos Iniciais, que é composta pelos índices alcançados pela educação privada e públicas estadual e municipal, representa a superação da meta estabelecida pelo MEC em 0,3 pontos. Considerando apenas o resultado da rede pública estadual, a nota foi de 5,9.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), o Amazonas alcançou a meta de 4,8 proposta pelo MEC e cresceu em relação a 2021, quando a nota foi de 4,7. No Ensino Médio, o estado registrou 3,8 pontos em 2023, crescendo 0,1 ponto, em comparação com a nota de 2021, de 3,7.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Os resultados de 2023 são os primeiros do período pós-pandemia de Covid-19 no país.

Fonte: Seduc

Fotos: Divulgação