O setor de serviços é aquele que lida com as atividades de prestação de serviços e comércio, nas áreas do turismo, restaurantes, serviços públicos, hospitais, escolas e atividades financeiras em geral. Com relação a essas atividades, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas apresentou uma alta de 6,9% no mês de março deste ano quando comparado ao mesmo período de 2022.
Os dados são positivos de uma forma geral, já que nos primeiros meses do ano o volume do setor aumentou 2,1% no Estado, como explica o disseminador de informações do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.
Em 12 meses, a alta nos serviços foi de 8,0%. No Brasil, o setor cresceu 0,9% em março de 2023 na comparação com fevereiro. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o índice perdeu força, passando dos 7,8% em fevereiro para 7,4% em março.
A alta da receita de serviços do Amazonas, em março, colocou o Estado na 17ª colocação no ranking, posição considerada intermediária no ranking dos locais pesquisados.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik