O lançamento ocorreu nessa segunda-feira (25), Dia Mundial de Luta Contra a Malária, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O painel está disponível em: https://bit.ly/3xMxg5s
Entre os indicadores disponíveis estão os casos novos positivos para a doença, discriminados por ano e por mês, com variação percentual comparativa entre os períodos, além do ranking de municípios com local provável de infecção, distribuição dos casos novos positivos por áreas, por espécie parasitária, por faixa etária, por sexo e início de tratamento após a data dos primeiros sintomas.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o painel cumpre a função de dar transparência aos dados de saúde e funciona como ferramenta de análise de dados epidemiológicos.
A ferramenta foi montada a partir do banco de dados do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária), oficial do Ministério da Saúde, que é consolidado pela Sala de Análise de Situação de Saúde da FVS-RCP (SASS/FVS-RCP).
Malária no Amazonas
Dados apontam que houve uma redução de 11,7% nos casos de malária no estado, no comparativo entre o primeiro trimestre de 2021 e de 2022.
Entre os municípios com redução de malária estão: Itacoatiara (-89%), Santo Antonio do Içá (-84%), Borba (-77%), Manacapuru (-75%), e Presidente Figueiredo (-72%).
De janeiro a março de 2022, foram registrados 10.124 casos de malária no Amazonas. Em 2021, foram 59.434 casos da doença no estado.
Fonte: FVS-RCP
Fotos: Divulgação/FVS-RCP