A Escola rural fica na comunidade Boca do Mamirauá, no município de Alvarães, na região do Médio Solimões. Em cada turno, dez estudantes frequentam as salas de aula. Na unidade de ensino, nunca teve energia elétrica. A dona Francisca é mãe de aluno e merendeira da escola e diz que sem energia, o calor atrapalhava as crianças.
Na escola foram implantadas 12 placas fotovoltaica para captação de energia solar. O novo sistema de energia vai fornecer energia para dois ventiladores e um bebedouro. O Professor Manoel Monteiro comemora a conquista e diz que é a primeira vez que os alunos vão tomar água gelada na escola.
De acordo com Heitor Stevan, que é pesquisador, as placas solares também podem armazenar energia para abastecer lâmpadas de led.
As placas solares foram instaladas por estudantes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A implantação do Projeto é uma parceria com o Instituto Mamirauá. A ideia é dar mais conforto e qualidade no ensino em uma comunidade ribeirinha, que fica no coração da Floresta Amazônica
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet