Alto índice de vítimas de acidentes de trânsito resulta em mutirão de cirurgias

A iniciativa já atendeu a mais de 60 pacientes nos dois primeiros fins de semana de maio, e ainda deve contemplar outras 80 pessoas este mês. Os beneficiários são, em sua maioria, vítimas de acidentes de trânsito, que necessitam de procedimentos cirúrgicos.

Duas unidades da rede estadual de saúde realizam cirurgias dessa natureza, são elas, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo e o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. Neste mês, para atender a alta demanda, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) passou a integrar a ação de intensificação de procedimentos ortopédicos nos finais de semana, como explica a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

De janeiro a abril deste ano, o número de pacientes acidentados no trânsito em Manaus aumentou em 12,58%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, os HPSs 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio atenderam, juntos, mais de 5 mil pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

Uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na intensificação dos procedimentos cirúrgicos. A ação segue até este sábado e domingo, mas, de acordo com a SES, caso seja necessário, pode ser prorrogada.

Ações de fiscalização, educação e conscientização no trânsito acontecem em Manaus como parte das programações do Maio Amarelo. A campanha nacional busca conscientizar e orientar os condutores sobre os riscos de desrespeitar as leis de trânsito.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Evandro Seixas/SES-AM