Ministro prevê política resumida a 7 partidos em 12 anos; WhatsApp bane 1,040 contas nas Eleições

Em um painel com apresentações online, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um balanço detalhado das Eleições Municipais deste ano, nesta segunda-feira (07).

Alguns números chamaram a atenção, como por exemplo, a quantidade de pessoas que deixaram de votar: mais de 5 milhões. Por outro lado, o número de votos brancos e nulos diminuiu em mais de 3,5 milhões em 2020 em comparação com 2016.

A quantidade de jovens que não são obrigados a votar (de 16 e 17 anos) dobrou de uma eleição para outra e, ao mesmo tempo, o número de idosos reduziu em mais de 1 milhão de eleitores nas urnas.

O Brasil tem 5.570 municípios. E apenas 653 deles, menos de 12%, têm prefeitas eleitas. O crescimento em relação a 2016 foi de menos de 3%.

O País também tem 5.570 câmaras de vereadores. E apenas 122 delas têm representante indígena, um aumento de apenas 6%, como explica o Secretário de Modernização, gestão estratégica e socioambiental do TSE, Bruno Andrade.

O ministro Alexandre de Moraes acredita que essas distorções devem ser corrigidas gradativamente, em aproximadamente 12 anos, quando ele acredita que restarão apenas 7 partidos com representatividade no País.

Alexandre de Moraes também cutucou àqueles que defendem a volta do voto impresso.

Por fim, Alexandre de Moraes afirmou que o principal desafio da Justiça Eleitoral no presente e no futuro é combater as Fake News.

Sobre o assunto Fake News, a Secretária-Geral da presidência do TSE, Aline Osório, disse que mais de 5 mil denúncias foram recebidas e resultaram no banimento de mais de 1,040 mil contas do WhatsAPP por disparo de mensagens em massa ou Fake News.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução/Youtube