Alerta sobre crimes sexuais contra mulheres incentiva denúncia durante o período carnavalesco

As festas carnavalescas geram alegria, mas momentos de violência para muitas mulheres. O canal “Disque 100” do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania registrou um aumento de 38% no número de denúncias durante o Carnaval de 2024, comparado com o ano anterior.  No total, foram 73 mil registros. A violação de direitos das mulheres aparece na lista dos principais casos, mais de 20%, incluindo as denúncias recebidas via 180, serviço sob gestão do Ministério das Mulheres.

Este cenário preocupa, e o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) orienta que é preciso estar atento às atitudes que podem configurar crimes sexuais. A assessora jurídica da DPE – AM, Cássia de Oliveira, alerta quanto ao “não” das mulheres ser respeitado e qualquer comportamento sem a sua permissão ser considerado crime.

A psicóloga do Nudem, Polyana Pinheiro, ressalta que em período de festas como o Carnaval, as violências aumentam em razão do machismo “naturalizado”.

A denúncia é fundamental no combate aos crimes contra as mulheres, como destaca a assistente social do Nudem, Márcia Silva.

Casos urgentes são atendidos pelo Plantão da Defensoria, que funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento do Plantão ocorre das 8h às 18h. O atendimento ocorre de forma presencial na sede do órgão, no Aleixo, por ligação telefônica para o número (92) 98436-1791 ou por meio de mensagem pelo aplicativo WhatsApp no número (92) 98559-1599.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

  • Sakuratoto