A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – Aleam e a Câmara Municipal de Manaus – CMM retomaram as atividades, nessa terça-feira 01/08, após o recesso parlamentar. A data é prevista nos regimentos internos das duas casas legislativas e marca o início dos trabalhos para o segundo semestre.
- CPMI do 8 de Janeiro retoma atividades com depoimento de ex-gestor da Abin
- Audiência para discutir MP que aumenta o valor do salário mínimo será realizada nesta quarta-feira
Em mensagem de abertura da sessão, o presidente da Aleam, o deputado Roberto Cidade, do União Brasil, ressaltou o papel do legislativo estadual e do compromisso dos parlamentares com a população do Amazonas. Em seguida, passou a palavra aos deputados que se dirigiram ao plenário da casa.
Dentre os temas mais abordados, pelos deputados, esteve o caso da Mãe, acompanhada do filho autista, que teve assistência negada no Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC, do bairro Alvorada. Durante discurso, o deputado Wilker Barreto, do cidadania, cobrou providências do Governo do Estado e destacou a Lei Federal que garante atendimento prioritário.
Já na Câmara Municipal de Manaus, após a abertura da sessão plenária, o tema que mais repercutiu, entre os vereadores, foi a interrupção no fornecimento de água que prejudicou dezenas de bairros na cidade de Manaus. O vereador Rodrigo Guedes, do Podemos, abriu discussão sobre o assunto e cobrou providências da Ageman.
Na Assembleia Legislativa, a expectativa é que os deputados se debrucem sobre a análise da Lei Orçamentária Anual – LOA de 2024 e a apresentação das emendas parlamentares individuais e de bancada. Já na Câmara Municipal, após o término da sessão ordinária, os vereadores participaram da cerimônia de inauguração da Diretoria de Comunicação da CMM e do anúncio da nova grade de programação da TV e Rádio Câmara.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar