Agressões de cães lideram o ranking do Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana

O aposentado Sebastião Lima faz parte da estatística por agressões de cães. Ele foi mordido por um cachorro de rua e imediatamente procurou a unidade de saúde mais próxima para receber todos os cuidados necessários para a prevenção da doença.

A medida é necessária por conta da raiva, uma zoonose causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos. Ela pode ser transmitida dos animais para o ser humano, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, é o dia Mundial de Luta contra a Raiva. Em alusão a data uma série de atividades educativas estão sendo realizadas ao longo dessa semana. A ideia é conscientizar quanto as medidas preventivas de controle da raiva humana em casos de acidentes com animais domésticos ou silvestres. Como destaca a Iêda Rocha, gerente de Vigilância em Saúde do Disa Sul.

A orientação, em caso de agressão ou acidente com animais domésticos ou silvestres, é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar atendimento em uma das 18 Unidades de Saúde de referência do Programa Municipal de Profilaxia e Controle da Raiva Humana. A recomendação é da enfermeira Sheila Maria, responsável pelo Programa de Controle à Raiva do Disa Sul.

Este ano, o Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana realizou 5.061 atendimentos em Manaus, sendo que 4.011 foram por agressão de cães e 784 por gatos.

 

Campanha de vacinação

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022 foi iniciada na última sexta-feira, 23, e terá a duração de 45 dias. A meta é imunizar 237.518 animais, sendo 161.110 cães e 76.408 gatos, o que representa a vacinação de 80% da população estimada de cães e 100% da população de gatos, como recomendado pelo Ministério da Saúde para o controle e prevenção da doença. Durante a campanha, equipes de vacinadores estarão percorrendo as ruas dos bairros, indo aos domicílios para realizar a imunização, de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 13h30.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Elienai Emanuel / Semsa