Bairro Dom Pedro recebe ações de combate ao Aedes aegypti, nesta quinta-feira

O mosquito Aedes aegypti tem apenas 7 milímetros, mas é capaz de causar quatro doenças diferentes: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. Os prejuízos à saúde humana são distintos, dependendo de cada caso. Em algumas situações os sintomas são semelhantes, como a febre.

De acordo com os registros da Secretaria de Saúde de Manaus, no primeiro semestre de 2022, foram 1.402 casos de dengue notificados e 785 confirmados. Em relação a zika, houve 77 notificações, além de 82 registros para Chikungunya. Os dados reforçam a importância das ações de combate ao mosquito. Por este motivo, as Secretarias de Limpeza e Saúde estão realizando atividades de conscientização e retirada de entulhos nos bairros da cidade. A questão do lixo é um problema. A coordenadora de Educação e Saúde do Distrito de Saúde Oeste, Raimunda Silva, dá algumas dicas.

A iniciativa faz parte do plano de ação traçado a partir dos resultados do Primeiro Levantamento Rápido de índices para o Aedes aegypti, que apontou o descarte incorreto de materiais como um grande causador da propagação do mosquito. A ação estará nesta quinta-feira, 14, no bairro Dom Pedro.

 

Coleta de lixo de grande porte

A Semulsp oferta um serviço para retirada de objetos de grande porte como geladeiras, máquinas de lavar e móveis. Para agendar, basta entrar em contato pelo whatsapp 92 98415-9563 ou 98459-5618.

 

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo/Agência Brasil