A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS distribuiu, na última sexta-feira 03/03, quatro toneladas de tambaqui à famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Autazes, no interior do Estado. A ação faz parte da primeira edição de 2023 do programa “Peixe no Prato Solidário”, que atendeu mais 1.500 famílias no Ginásio Poliesportivo Nicolau de Souza Bello, localizado na sede do município.
O projeto do governo do Estado foi criado durante a pandemia de Covid-19 para atender famílias carentes do Interior do Amazonas. Em 2022, 125 mil famílias foram beneficiadas em 30 municípios. O diretor técnico da ADS, Leandro Goes, destaca que a entrega do pescado é um momento importante para a instituição.
Francisco Mendonça, de 70 anos de idade, é aposentado e morador de Autazes. Ele foi um dos primeiros beneficiários a chegar no local da entrega, para garantir o alimento. O idoso ressalta a importância do programa.
O prefeito do município de Autazes, Anderson Cavalcante, afirma que o programa é uma importante parceria, entre a Prefeitura e o governo do Estado, para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade que residem na região.
O “Peixe no Prato Solidário” faz parte do Programa de Assistência Familiar, gerido pela ADS. O PAF tem o objetivo de promover o acesso à alimentação, à famílias em situação de vulnerabilidade social, além de incentivar a agricultura familiar e a piscicultura sustentável.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar