A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, nessa sexta-feira (14), 11 toneladas de manga, na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) de Jundiá, no município de Rorainópolis, em Roraima. O fruto é hospedeiro da praga quarentenária mosca-da-carambola e tem entrada proibida no Amazonas.
O material irregular foi apreendido durante duas abordagens de rotina distintas. O primeiro carregamento, com 1,6 toneladas de manga, estava sendo transportado em um caminhão baú e tinha como origem a cidade de Mucajaí/RR. A segunda carga, com 9,5 toneladas do fruto estava em outro caminhão e havia saído da cidade de Boa Vista (RR).
As cargas tinham a capital amazonense como destino. Após constatada a irregularidade, os fiscais lavraram o termo de fiscalização para a apreensão da carga.
A fiscalização contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz).
A praga
A mosca-da-carambola é uma praga que não oferece risco à saúde das pessoas, mas representa uma grave ameaça à economia do Brasil, com potencial para inviabilizar a fruticultura nacional. Ela está presente em Roraima, no Pará e no Amapá.
A praga ataca mais de 30 espécies, como manga, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro, laranja e carambola, entre outras.
Qualquer suspeita sobre a existência da praga deve ser imediatamente comunicada à Gerência de Defesa Vegetal (GDV) pelo AdafOuv no número (92) 99380-9174.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação