Acordo de pesca protege recursos naturais e inclui pescadores de Coari

O Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Amazonas, com o apoio da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Coari realizaram oficinas para pescadores da comunidade do Poção e do Lago Mamiá, na zona rural ribeirinha do município. A ação objetiva dar início ao processo de criação de normas de acordo de pesca.

Como ferramenta de proteção dos recursos naturais e inclusão dos pescadores de comunidades ribeirinhas, os acordos de pesca são estratégias que criam normas e garantem a área de reprodução e conservação da biodiversidade pesqueira de rios e lagos, bem como, contribuem para a geração de renda dos pescadores.

Para que as normas sejam criadas, oficinas são realizadas para elaborar regras e credenciar áreas do município para o manejo de pesca, com ênfase no pirarucu, além de avaliar e planejar a pesca de mapará para este ano, como explica o engenheiro de pesca e técnico da Sepror/Sepa, João Bosco.

Durante as oficinas, ficou definido que a pesca será iniciada dia 5 de julho e o preço de venda do kg do mapará ficará entre R$ 4,00 a R$ 6,00. Todas as embarcações que vão pescar e comprar a produção serão credenciadas pela Secretaria de Meio Ambiente do município, e o monitoramento da produção realizada pelos órgãos públicos do município e do estado.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação