Esta quinta-feira, dia 25 de Novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue e o Hemoam realiza nesta semana até o próximo sábado uma série de ações comemorativas para atrair novos doadores e fidelizar os que já doam vida em Manaus.
Entre as atrações estão a cabine fotográfica, onde o doador pode tirar uma foto e levá-la impressa para casa, nesta quinta-feira tem massagem e sexta-feira é o dia de apresentação musical. Em todos os dias há distribuição de brindes, entrega de lanche e outras ações.
O Hemoam funciona das 7h às 18h. A gerente de captação de doadores do Hemoam, Flávia Rezende, diz que todos podem aproveitar a programação especial.
“Só o fato de a pessoa tentar, se dispor, vir ao Hemoam, participar da nossa campanha, tentar ser um doador de sangue ou aqueles que já são doadores, mas não estão no período de doar porque doaram recentemente são super bem-vindos”, diz a gerente.
O Senhor Célio dos Santos tem 64 anos e é doador fiel e disse que vai doar até a idade não permitir mais. “Depois que a gente acostuma, a gente não quer deixar mais. Eu tenho mais cinco anos, porque é até 69 anos né? Quando inteirar 69 anos não vou poder doar mais, aí vou ficar sentindo falta”
Atualmente, a maior necessidade do Hemocentro é o tipo sanguíneo O+, que corresponde a 60% da população amazonense. Em média, 230 pessoas precisam de uma bolsa de sangue 0+ todos os dias, mas o Hemoam ainda não atingiu essa quantidade diária de doadores.
“A gente ainda não conseguiu chegar nessa quantidade desde que começou a pandemia, perdemos muitos doadores, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para voltar ou estão doentes e a demanda continua. A gente sabe que tem muitas cirurgias eletivas, então o nosso olho vai sempre pro O+, a gente sempre precisa, mas qualquer outro tipo é super bem vindo”, contou Flávia.
Pra quem ainda não é doador, Célio deixa um recado: “Doar sangue é bom para salvar vidas, até da própria família a gente salva, dos amigos, e não tem nada de mais, é só chegar, não ficar nervoso e doar o sangue. Todo mundo está precisando disso”, contou Célio.
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50kg de peso, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto.
Ana Maria Reis – Rádio Rio Mar