Ruas de Manaus têm câmeras com reconhecimento facial e de placas; até o final do ano serão 180

Manaus tem 16 câmeras de monitoramento de alta definição, capazes fazer reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Serão 41 até o final do mês de abril e 180 até o final do ano, segundo a prefeitura de Manaus. As imagens são geradas para dentro do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que fica na esquina entre as avenidas Humberto Calderaro e Efigênio Sales, na zona centro sul, em Adrianópolis.

As primeiras 41 câmeras foram compradas com recurso federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), após licitação onde a empresa vencedora foi a Motorola Solution LTDA, que ficou responsável também pela instalação e manutenção por um ano. O custo total é de R$ 2.994.820,00.

Nesta segunda-feira, o Instituto de Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), divulgou imagens do monitoramento das câmeras instaladas na Avenida Darcy Vargas, acesso a passagem subterrânea com a Avenida Constantino Nery, e também no cruzamento das Maceió e João Valério.

Segundo a Prefeitura de Manaus, duas câmeras têm sido instaladas por dia. E, nas rotatórias, os equipamentos utilizados têm visão 360 graus.

Fotos – Altemar Alcântara/Semcom

A escolha dos locais de instalação foi feita pelo grupo de Cooperação e Trabalho, composto pela Subsecretaria de Tecnologia, IMMU e Casa Militar. Segundo o superintendente do CCC, Sandro Diz, a tecnologia utilizada é uma das melhores do país, pois permite o reconhecimento facial e de placas.

“Essas câmeras vão auxiliar, por enquanto, as secretarias que já estão no CCC, através do monitoramento, a tecnologia do reconhecimento facial, na questão de encostas, fluxo de carros e transporte, melhorando a cidade de Manaus, levando para a população uma maior qualidade de vida. Vale lembrar que, até o final do ano, devemos chegar a 180 câmeras de monitoramento”, disse Diz.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Fotos: Altemar Alcantara/Semcom