Com um total de 1.331 casos notificados de dengue em Manaus neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta terça-feira, no bairro Lírio do Vale, uma intensificação das ações de Educação em Saúde no combate ao Aedes aegypti, mosquito que também é o vetor de transmissão da zika e da chikungunya.
Nesta semana, a ação também vai acontecer nos bairros Japiim, Zumbi e Nova Cidade, que, juntamente com o bairro Lírio do Vale, representam as localidades com maior número de notificações de dengue em 2021.
Durante o início da ação no Lírio do Vale, o chefe do setor de Controle de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Rubens Souza, explicou que o trabalho na prevenção e no controle do Aedes Aegypti é feito a partir da notificação de casos, com bloqueios químico e mecânico, o que envolve a atuação de agentes de endemias e agentes comunitários da saúde que fazem as visitas domiciliares para orientar a população.
Programação
A programação de intensificação terá continuidade nesta quarta-feira, no bairro Japiim, na quinta-feira, no Zumbi, e na sexta-feira, no Nova Cidade.
Fonte: Semsa
Imagem: Divulgação/Semsa