A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo elevou a projeção de crescimento para o setor de duas rodas, no Amazonas. Segundo a entidade, a alta na produção estava estimada em 7,5%, mas deve fechar em 11,5%, em 2025.

(Foto Divulgação)
Em um evento no Polo Industrial de Manaus, nesta terça-feira 14/10, a Abraciclo elevou de 7,5%, para 11,5% a projeção de crescimento para o polo de duas rodas, no Amazonas. De acordo com a entidade, em 2025, devem ser produzidas 1.950 milhão motocicletas na Zona Franca de Manaus – ZFM. No setor de varejo, as projeções estimam que os emplacamentos cheguem a 2.1 milhões unidades.
- Forte chuva dessa terça-feira deixa vários bairros alagados e causa queda de árvore, em Manaus
- Avenida Autaz Mirim terá interdição parcial para colocação de vigas de ponte em construção
De acordo com o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, setores como os de transporte por aplicativo e entregas impulsionaram a produção de motocicletas.
O polo de duas rodas, no Amazonas, gerou aproximadamente 13.500 empregos diretos, no primeiro semestre de 2025, um aumento de 8,56% em relação ao ano anterior. A expectativa é que os números se mantenham no último trimestre.
No cenário internacional, a previsão de exportações sigam em 35.000 unidades, uma alta de 13% na comparação com 2024. Marcos Bento expressou expectativas para a retomada de negociações com o mercado americano.
Em setembro, foram embarcadas 5.258 motocicletas para o exterior, um aumento de 208,7% em relação ao mesmo período de 2024.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar