O Governo Federal vai destinar seiscentos milhões de reais do Fundo Amazônia para os municípios da região norte combaterem o desmatamento. No Amazonas, nove cidades estão aptas a receber parte da verba para combater as queimadas. Nove municípios amazonenses estão entre os 69 aptos a receberem os R$ 600 milhões do Fundo Amazônia, que serão aplicados para o controle do desmatamento e incêndio florestal na Região Amazônica.
Os municípios aptos a receber a verba pública estão localizados no Sul do Amazonas, onde existe um índice expressivo de desmatamento. Ao fazer o anúncio, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacou a importância dos gestores públicos no combate às queimadas. Os municípios amazonenses que estão na lista para receber o dinheiro do Fundo Amazônia são Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Lábrea, Manicoré, Maués e Novo Aripuanã.
Os recursos serão proporcionais à redução de desmatamento e incêndios, seguindo os dados do INPE – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Maués, Jane Crespo, diz que o recurso do Fundo Amazônia vai ajudar não só no trabalho de monitoramento, fiscalização e controle da floresta, mas também na promoção de atividades socioambientais e produção sustentável no município.
O repasse do Fundo Amazônia só deve acontecer em 2025. Para receber o recurso, o município precisa contar com apoio de um deputado estadual, federal ou senador. Esses agentes públicos precisam se comprometer a apresentar emendas orçamentárias para apoiar as ações no município.
Ouça a matéria completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Agência/EBC