Mulher é presa ao desembarcar com droga em cidade do Pará

Uma jovem que mora em Manaus foi presa pela polícia ao desembarcar com droga, na cidade de Terra Santa, no Estado do Pará. A mulher transportava dez quilos de maconha. A mulher que mora em Manaus foi identificada pela polícia como sendo Iohana Cristina Carneiro Almeida de 29 anos de idade.

Os investigadores encontraram com a jovem cerca de dez quilos de maconha, quando ela desembarcava no porto hidroviário da Cidade de Terra Santa, interior do Estado do Pará. Aos policiais, a mulher contou que teria sido convencida a fazer o transporte da droga até Belém, capital paraense.

Essa pratica é conhecida pela polícia como Mula do trafico. De acordo com o Delegado da Polícia Federal, Rodrigo Weber, a mula é uma pessoa contratada pelos traficantes para transportar drogas de uma cidade para outra em troca de dinheiro. Segundo o Delegado Rodrigo, brasileiros e estrangeiros são muito utilizados nessa prática criminosa. As mulheres também têm sido muito usadas como mula.

Um levantamento da Polícia Federal mostra que pela primeira vez, o número de mulheres se igualou ao número de homens usados como mula pelo tráfico de drogas. Em todo país, os flagrantes por transporte de drogas no sexo feminino aumentaram, consideravelmente, segundo a polícia federal. O Delegado Rodrigo Weber acredita que os traficantes estão mudando a estratégia, acreditando que as mulheres não despertem tantas suspeitas.

“Os criminosos acreditam que as mulheres por serem mais frágeis, não serão vistoriadas. Na verdade, nossa equipes estão atentas a todas as movimentações suspeitas e a ideia é combater os criminosos, sejam eles homens ou mulheres”, afirma o Delegado da PF.

No Amazonas, o trabalho de fiscalização das autoridades de segurança é focado no embarque e desembarque de passageiros no porto de Manaus e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Nos rios do Estado, a polícia também trabalha para conter o transporte de drogas.

 

Ouça a matéria completa em áudio:

Orestes Litaiff – Radio Rio Mar

Foto: Agência/EBC