A Fundação Hospital Adriano Jorge, vem realizando ao longo desta semana, em parceria com o Banco de Olhos do Amazonas, ações de conscientização das pessoas para a doação de órgãos e córneas. O evento chama atenção para o Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos.
O Banco de Olhos funciona na FHAJ e coleta entre 15 a 20 córneas por mês. De acordo com a diretora médica do Banco de Olhos, Cristina Garrido, não há fila para quem precisa de córneas no Amazonas desde 2017. Ela ressalta para as famílias de pessoas falecidas que a doação não causa nenhuma alteração estética no rosto da pessoa que, em vida, comunicou o desejo de ser um doador.
A partir de um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, pele, ossos e tendões.
Na maioria dos casos, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto de solidariedade.
FOTO: Daniel Jordano / FHAJ