A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vai realizar ações educativas em alusão ao Mês da Amazônia. Essa programação acontece hoje (19), amanhã (21) e quinta-feira (22). As atividades ocorrem em homenagem ao Dia Mundial pela Limpeza das Águas (19), Dia Nacional da Árvore (21) e Dia Nacional de Defesa da Fauna (22).
Com o tema “Diálogos Ambientais: águas, árvores e fauna”, a programação prevê atividades educativas, que contam com palestras, visitas, trilhas e outros eventos, propondo a reflexão sobre as mudanças climáticas atuais, bem como ressaltar a relevância global do Bioma Amazônia.
O Mês da Amazônia objetiva relembrar, tanto a comunidade escolar quanto a sociedade em geral, que os elementos do Meio Ambiente não estão distantes, principalmente de nós, que residimos em uma cidade cercada pela maior floresta tropical. E lembrar também que os seres humanos estão ligados diretamente a estes, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.
Além do Ipaam e Seduc, as atividades previstas na programação estão sendo desenvolvidas em parceria com outras instituições, como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a empresa Águas de Manaus.
Com o evento, pretendemos também dar ênfase em problemas como a estiagem que estamos enfrentando, marcada pelo aumento da temperatura e, como resultado, do calor. Nesse contexto, enfatizamos a importância dos cuidados com as árvores, águas e fauna para enfrentarmos esses desafios, fazendo referência às datas comemorativas que tudo tem a ver com a Amazônia, destaca o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.
Programação
No dia 21 de setembro, acontece uma roda de conversa com o tema ‘Prevenção e Combate às Queimadas e Desmatamento no Amazonas’ no Centro de Mídias de Educação do Amazonas – Cemeam. Também acontece a distribuição de mudas de guaraná, açaí, cacau, pupunha e café na sede da Sema.
O evento em alusão ao Dia da Defesa da Fauna acontece no dia 22 de setembro, em uma visita ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e à OCA Dr. Adalberto Carim, onde também ocorre uma roda de conversa sobre a defesa da fauna amazônica.
Com informações da assessoria
Foto: Noir Miranda/Sema