O Governo do Amazonas está reforçando a interlocução institucional junto à Marinha do Brasil para a Operação Estiagem 2023. A ideia é fortalecer a ação integrada dos órgãos no atendimento das populações afetadas pela seca dos rios.
Ontem (13), o vice-governador do estado, Tadeu de Souza, visitou a Estação Naval do Rio Negro, no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. Ele conheceu a infraestrutura e as atividades desenvolvidas pelos órgãos militares que funcionam no local e destacou a importância da troca de experiências entre os entes públicos.
Tadeu de Souza foi conduzido pelo comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Lobo, que apresentou a estrutura do Navio-Patrulha Fluvial Pedro Teixeira, atracado no porto da estação. A embarcação faz operações periódicas nos rios do Amazonas e presta apoio à população ribeirinha, levando assistência médica e ações de cidadania.
No mesmo complexo, o vice-governador esteve no Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), onde recebeu dados atualizados relativos à segurança da navegação e de cartografia náutica do estado; e no Comando da Flotilha do Amazonas, a unidade da Marinha Brasileira que mais tempo atua nas águas da Amazônia, desde 1868, há mais de 155 anos.
Com informações da assessoria
Fotos: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria