A exposição às drogas se tornou algo comum entre crianças e adolescentes, nas últimas décadas. Para fortalecer o combate a essa prática danosa, a Secretaria Municipal de Educação – Semed desenvolve o projeto “Pense Antes” de prevenção ao uso de entorpecentes. As ações tem como alvo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Manaus.
- Prefeitura de Manaus mantém feriados nos dias 5 e 7, com ponto facultativo no dia 8
- Retirada do terceiro lote de pulseiras do ‘#SouManaus 2023’ inicia nesta sexta-feira
Nara Neves é pedagoga da Escola Municipal Jorge Rezende, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, que é uma das unidades educacionais que recebe o programa. Ela fala que as instituições de ensino são os ambientes propícios para se abordar o tema.
O projeto “Pense Antes” foi criado a partir da história de uma família, que desde cedo foi exposta ao uso de drogas. Com isso, nasceu o primeiro livro que se chama “Entre sol e chuva”. O material didático é difundido entre os estudantes. A professora Silvana Oliveira afirma que a obra é importante para mostrar as consequências das drogas na vida de uma pessoa.
O trabalho em conjunto entre escola e família é importante para o desenvolvimento de estratégias de proteção à crianças e adolescentes.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar