O Batismo é o primeiro sacramento de iniciação da vida cristã, este acolhe os novos membros na Santa Mãe Igreja. O batizado declara que aceita o projeto de vida e os padrinhos são testemunhas de que o sacramento foi realizado. Pelo batismo a igreja celebra a transformação do ser humano para filho de Deus.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) existe a Pastoral do Batismo que é responsável pela formação dos pais, padrinhos e candidatos ao sacramento. Durante os encontros é recordado o batismo de Jesus. A pastoral é a acolhida da família e a integra ao projeto de evangelização.
Para que a criança ou adulto seja batizado, são feitas algumas exigências a respeito dos padrinhos, já que estes devem dar testemunho de vida e fé para o afilhado, destaca a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Batismo, Socorro Lopes.
Ouça a matéria em áudio:
Com o objetivo promover um momento de integração, louvor e espiritualidade entre os agentes e motivá-los sobre a importância da pastoral nas comunidades, paróquias e áreas missionárias, a Pastoral do Batismo realiza neste domingo, 27 de agosto, uma Manhã de Espiritualidade com o Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner.
A atividade contará com a participação de cerca de 400 agentes para refletir o tema: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino dos Céus, se não nascer da água e do espírito”, trecho bíblico do Evangelho de São João.
O evento acontecerá no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, s/n no bairro de Santo Antônio, das 07h às 11h30.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar