A primeira etapa da 11ª edição do Doutores das Águas na região amazônica teve início no estado de Roraima e nesta semana chega ao Amazonas. Ela começou no dia 19 de julho e segue até 12 agosto. O projeto vai percorrer, entre outros, os rios Negro, Canumã, Abacaxis e Acari.
A meta é levar atendimento médico e odontológico por meio de um barco-hospital, além de distribuição de medicamentos, atividades esportivas e lúdicas voltadas a boas práticas de higiene pessoal, nutrição, bem-estar e descarte correto de resíduos. Os ribeirinhos dos municípios de Borba, Novo Airão, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã serão os beneficiados desta edição.
A médica voluntária, Rosana Richtmann, destaca que em alguns momentos os atendimentos saem do período da rotina e se tornam serviço de urgência.
De acordo com a iniciativa, a meta é de realizar até 200 atendimentos por dia. Somente em Roraima e no Amazonas, 35 comunidades devem ser beneficiadas nos 20 dias de viagem. A farmacêutica voluntária, Raquel Araújo, relata a espera dos ribeirinhos pelos serviços.
Ao todo, 60 profissionais de diversas localidades do Brasil integram a ação.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação