A abertura do espaço Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres aconteceu nessa sexta-feira (21), na rua Coronel Salgado, nº 125, bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus.
A inciativa realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) visa oferecer apoio e proteção para vítimas de violência ou de vulnerabilidade social, como explica o secretário da pasta, Eduardo Lucas.
“Estamos cumprindo mais uma promessa do nosso prefeito ao entregar esta casa de acolhimento, é a realização de um sonho. Aqui vamos receber essas mulheres e daremos a elas condições de superar esse ciclo de violência, de superar este direito que foi violado. Esse é um local de recomeços”, destacou o secretário.
- Conselho Tutelar resgata recém-nascido que seria levado para Portugal sem autorização
- Campanha contra importunação sexual de mulheres é realizada no T3
A Casa de Acolhimento tem capacidade para atender 30 pessoas (entre mulheres e filhos) que sofreram violência de gênero e necessitam de proteção imediata. De acordo com a Subsecretaria da Semasc, Graça Paola, o espaço é seguro e acolhedor, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas prontas para oferecer suporte e auxílio às mulheres que buscam amparo.
“Com essa iniciativa a Prefeitura de Manaus está contribuindo na luta pela produção da igualdade e da justiça social com o público feminino. Estamos preparados para funcionar de domingo a domingo, de forma ininterrupta. Também temos parcerias para favorecer o empoderamento feminino no sentido econômico, porque nós entendemos que o ciclo da violência só é rompido com a autonomia, e essa autonomia é caracterizada fortemente pela economia, pelo emprego e pela renda”, afirmou Graça Prola, subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar