A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS alerta à população para o perigo de contaminação da malária e hepatites durante a vazante dos rios. No período da descida do nível das águas, as enfermidades são comuns, em todo o Estado, e os cuidados devem ser redobrados, principalmente, na ingestão de alimentos, água, e no contato com áreas onde há alta incidência de mosquitos.
- Amazonas tem quase 14 mil pessoas na fila de espera por cirurgias
- Semsa disponibiliza 74 pontos de vacinação contra a Covid-19 até sexta-feira
A coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Vaniéli Cappellesso, explica qual o tipo de hepatite é mais comum, nessa época do ano, e alerta para os cuidados que a população deve adotar para evitar a contaminação.
Entre os sintomas da hepatite A, estão o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal e olhos amarelados. A coordenadora estadual do Programa de Controle da Malária, Myrna Barata, orienta sobre as medidas preventivas para quem frequenta áreas com alta incidência de mosquitos.
Os sintomas mais comuns da malária, são: febre alta, calafrios intensos, dor na cabeça e no corpo, pele amarelada, cansaço e falta de apetite. Ainda durante o mês de julho, a FVS dará continuidade à campanha de combate às hepatites virais. Em caso de sintomas de malária ou hepatite, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima e pedir para realizar um teste clínico.