As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Somente no primeiro semestre de 2023, Manaus já registrou 136 casos de hepatites virais, sendo 76 casos do tipo B, 46 do tipo C e 11 do tipo D, que podem ser causa de cirrose, câncer de fígado e até levar à morte se o paciente não receber o tratamento adequado.
A gastrohepatologista da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cristina Melo, destaca a importância da prevenção no combate à doença. Um importante aliado é o teste rápido.
Manaus também registra casos de hepatite A. Foram três notificações neste ano. Ela é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por alimentos e água contaminados. A vacina para hepatite A é oferecida na rede municipal, direcionada para crianças de um ano.
Uma campanha chamada Julho Amarelo acontece no Amazonas. Uma série de ações de prevenção à doença estão sendo realizadas, bem como as testagens. Elas abordam os tipos de hepatites virais, sinais e sintomas da doença, formas de transmissão, estratégias para o combate a enfermidade e tratamentos disponíveis.
A agente de portaria, Franciane Feitosa, 35, fez a testagem durante uma ação na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e ressalta a importância do ato para a saúde.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa
Roberto Carlos / Secom