Nessa segunda-feira (10), o Governo do Amazonas A apresentação as ações do Estado para combate às queimadas durante o período de estiagem, que aconteceu no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O governador, Wilson Lima, falou sobre as ações neste início do período de estiagem, que visa conter os focos de incêndio, em especial na região Sul do estado conhecida como “arco de fogo”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de janeiro ao dia dois de julho deste ano, a Amazônia Legal registrou 14.079 focos de incêndio. Desses, 412 (2,9%) são no Amazonas, o que torna o estado 6º lugar no ranking de queimadas dos nove estados que compõem esse território. A região Sul do estado concentra 40,3% (166) de focos detectados e a região metropolitana tem 19,7% (81 focos).
- Desmatamento não aumenta no 1º trimestre no Amazonas; queimadas diminuem
- Oito editais voltados à Ciência, Tecnologia e Inovação são lançados no Amazonas
Segundo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Orliso Muniz, uma tropa com 74 militares e dez viatura embarcou para os municípios do Sul do estado. A medida faz parte da primeira fase da Operação Aceiro 2023, reforçando o combate a incêndios florestais.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar