Acontece nesta quinta-feira em Manaus a tradicional procissão fluvial em honra a São Pedro. A atividade é promovida pela Arquidiocese de Manaus por meio da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Educandos e Colônia dos Pescadores.
Neste ano a festa completa 74 anos da sua criação e irá refletir sobre o tema: São Pedro e o Direito à água e Lema: Deixe-me ir ao teu encontro caminhando sobre as águas. O evento conta com a participação de muitos fiéis devotos de São Pedro e a parceria da Colônia de Pescadores de Manaus Z-12, Navegação Oziel Mustafa e Senhora Luçana, com o apoio de Instituições Municipais, Estaduais e Federais.
O tema da festa é um alerta para a situação da água no entorno da Cidade de Manaus e um chamado para o cuidado com este bem necessário para sobrevivência, destaca o Pároco da Igreja São Francisco das Chagas e animador da procissão, Frei Paulo Xavier.
Sonora 1 – Frei Paulo Xavier
A devoção por São Pedro é grande na área fluvial. Donos de embarcações, pescadores e ribeirinhos participam anualmente da procissão com preces e agradecimentos ao padroeiro. Segundo a integrante da Colônia dos Pescadores de Manaus, Zulene Pessa, são 3.200 pescadores cadastrados que enfrentam os desafios da falta de subsídios e as mudanças climáticas.
Ouça a matéria em áudio:
São Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, sendo assim o primeiro Papa da Igreja Católica. Também é venerado patrono dos viúvos, porteiros e dos pescadores, pois era pescador.
A procissão pelas águas do Rio Negro sairá às 16h do Terminal Pesqueiro em direção a Ponte Jornalista Phelippe Daou, seguida de procissão terrestre até a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada a Rua Manoel Urbano n° 44 – Educandos. Você acompanha Procissão e Missa com transmissão ao vivo pelas pelo redes sociais e na Rádio Rio Mar FM 103,5.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar