Na manhã dessa quinta-feira 22/06, a Defesa Civil do Estado do Amazonas se reuniu com os coordenadores do órgão, nos municípios do interior, para elaborar o plano de enfrentamento da estiagem 2023. Na ocasião, os agentes discutiram e alinharam ações que serão implementadas nos próximos meses.
- Concessionária de água eleva estruturas de tubulação devido a subida do rio
- Defesa Civil inicia ações para ajudar famílias afetadas pela vazante no Amazonas
A seca afeta, diretamente, o dia-a-dia das comunidades ribeirinhas, da região Amazônica. Com a diminuição do nível das águas, ocorrem dificuldades na produção de alimentos e na trafegabilidade dos rios, além de problemas de saúde e maiores riscos de acidentes fluviais.
O coordenador de operações da Defesa Civil do Amazonas, o tenente-coronel, Adson de Souza, destacou a importância das equipes se anteciparem aos problemas.
Durante o encontro virtual, os coordenadores dos municípios tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e dificuldades enfrentadas, nos anos anteriores. A troca de informações foi essencial para a administração estadual entender melhor as demandas específicas de cada localidade, buscando soluções mais efetivas.
Dentre os assuntos abordados, destacaram-se a importância do armazenamento de água, a distribuição de alimentos e medicamentos e a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais. O coordenador da Defesa Civil salientou os benefícios da troca de informações.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar