O Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC/Capes) aprovou dois novos cursos de mestrado profissional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A instituição teve a autorização para criar cursos pioneiros que não eram ofertados no Amazonas. São eles: mestrado em Música, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e mestrado em Engenharia Elétrica, da Escola Superior de Tecnologia (EST).
A UEA tem, ainda, outros quatro cursos em processo de análise pelo conselho: mestrado acadêmico em Geografia, doutorado em Direito Ambiental, doutorado em Letras e Artes e o mestrado profissional em Administração. No total, a universidade pode ter até seis novos cursos aprovados pela Capes.
Conforme o reitor da UEA, André Zogahib, a criação dos cursos de mestrado e doutorado representa um avanço significativo para a educação na região.
A UEA está fortemente comprometida em promover e valorizar o conhecimento tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Ficamos contentes com a notícia, pois sabemos que os novos cursos chegam para preencher uma lacuna educacional no Amazonas. Essa é uma conquista que deve ser celebrada por todos, disse.
Na avaliação das propostas, o Capes analisa a produção acadêmica dos professores durante o último quadriênio, o projeto pedagógico do curso, além de outros aspectos que envolvem a infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional.
A avaliação indicou que os cursos contam com infraestrutura administrativa e laboratorial adequada às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como dos recursos bibliográficos apresentados.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/UEA