Na manhã dessa terça-feira 30/05, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM apreendeu 1.289 brinquedos comercializados de forma irregular no comércio de Manaus. Ao todo, 15 lojas foram inspecionadas no dia, sendo duas, notificadas e tendo mercadorias recolhidas por não possuir o selo de identificação Inmetro. A operação teve início na última segunda-feira 29/05 e segue até esta quinta-feira 01/06.
- Unidades dos PACs Manaus ampliam atendimentos a pessoas com deficiência
- Em Manaus, vacinação contra Influenza segue com baixa adesão após dois meses de campanha
Durante a ação, além da certificação do Inmetro, foram verificadas as informações obrigatórias nas embalagens, como orientações e advertências na língua portuguesa; indicação de faixa etária; e instruções de uso para evitar possíveis acidentes e danos à saúde das crianças. O diretor-presidente do Ipem Amazonas, Renato Marinho, destacou alguns produtos que apresentaram irregularidades.
De janeiro a abril deste ano, o Ipem/AM inspecionou 1.658 brinquedos, desse total, 427 foram recolhidos por não apresentarem a certificação do Inmetro. O órgão fiscalizador notificou as duas lojas onde houve recolhimento de material, e os representantes terão o prazo de dez dias para apresentar defesa. Marinho alertou, aos consumidores, sobre a importância da certificação dos produtos.
Em caso de denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, por meio do número de telefone: 0800 092 2020 ou pelo site: ipem.am.gov.br/ouvidoria .
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar