Em Manaus, vacinação contra Influenza segue com baixa adesão após dois meses de campanha

A capital amazonense atingiu apenas 62,85% de cobertura vacinal contra Influenza até essa segunda-feira (29). A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para os grupos prioritários iniciou no dia 27 de março.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a meta é alcançar 90% de cobertura vacinal, por isso ações de busca ativa na comunidade e sensibilização sobre a importância da vacina estão sendo realizadas.

De segunda a sexta-feira, 171 salas de vacina ficam abertas à população, sendo que nove delas estendem o funcionamento até às 20h. Aos sábados, a vacina pode ser obtida de 8h às 12h em nove endereços, e aos domingos e feriados, o serviço é mantido na Clínica da Família Carmem Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte.

A Semsa estima que 567.752 pessoas integram os sete grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para avaliação da cobertura vacinal. Até essa segunda-feira (29), 356.855 doses foram aplicadas, ou seja, apenas 62,85% do público esperado.

Dados

As crianças de 6 meses a 5 anos estão com o pior índice, com apenas 63,62% do público vacinado contra a influenza. Os idosos de 60 anos ou mais vêm logo depois, com 66,62% do público imunizado, e as gestantes, com 69,91%.

Pedimos que as famílias, os pais ou responsáveis assumam o compromisso de levar sua criança ou seu familiar idoso o mais rápido possível em uma UBS para atualizar essa vacinação, diz Shádia.

O número de doses aplicadas na população indígena (18,73%), aldeada e não aldeada, é atribuído a não identificação do usuário como tal na unidade de saúde, apesar de ser declarado indígena. Por outro lado, a imunização dos trabalhadores da saúde chega a 82,43%, dos professores, 97,49%, e das puérperas, 100%.

A campanha nacional de vacinação contra influenza será encerrada nesta quarta-feira (31) e a vacina seguirá disponível nos postos enquanto durarem os estoques.

A lista com os endereços e horários das 171 salas de vacina da rede pode ser acessada diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Semsa