Editorial por Luis Miguel Modino*
Vida, força, coragem, Espírito, são elementos que quando fazem parte do caminhar da Igreja, ela tem a capacidade de ir além, de não desanimar diante das dificuldades, de levar a boa notícia do evangelho até os confins do mundo. No final das contas, o chamado à missão, com a força recebida do Espírito Santo é a grande tarefa que Jesus encomenda a seus discípulos e discípulas.
Em Pentecostes, a festa do Divino Espírito Santo, a Igreja nasceu, e nesse dia a Igreja de Manaus mostra que continua viva, renovando assim seu chamado a ser uma Igreja em saída missionária. Poderíamos dizer que é a grande festa da arquidiocese de Manaus, a festa em que o povo reunido carrega as baterias para continuar iluminando a vida da sociedade, uma luz que se faz presente em cada batizado e batizada, mas também em cada comunidade, em cada área missionária, em cada paróquia.
Um discípulo sem a força do Espírito vai perdendo o sentido de seu ser cristão, vai se apagando, pois deixa de fazer realidade aquilo que é fundamento de sua vida: testemunhar que Deus se faz presente no meio de nós em seu Espírito. É Ele que continua enviando e somos nós que temos que chegar nos outros e fazer vida esse Deus.
Isso tem que ser traduzido em atitudes, em modos de reagir diante das situações com as quais vamos nos deparando no dia a dia. Se o Espírito de Deus habita em mim, eu tenho que reagir segundo seus princípios, me tornando presença de Deus, gente de Deus, na vida dos outros. É assim que Deus ilumina todas as dimensões da vida da nossa sociedade, evitando considerar seu Espírito como algo etéreo, que não tem a ver com as realidades concretas.
O Espírito de Deus não fica preso nos templos, Ele vai com quem o recebe e acolhe, Ele é força que dinamiza a vida dos discípulos e discípulas e faz com que o modo de viver se torne diferente. O Espírito quer acompanhar o agir dos discípulos missionários, quer animar as lutas cotidianas, quer levar além aqueles que se esforçam cada dia para que o Reino de Deus se torne presente no meio de nós.
Nestes dias em que estamos nos preparando para a Solenidade de Pentecostes deixemos que o Espírito de Deus entre a fazer parte de nossa cotidianidade, que Ele se torne companheiro de caminho e infunda em nós a força de seu Amor que nos leva a um compromisso cada dia mais forte. É tempo do Espírito, Ele quer habitar em você e a través de você na vida da humanidade, na sociedade à qual todos nós, como discípulos e discípulas missionários somos enviados.
Ouça este editorial em áudio:
*Missionário espanhol e assessor de comunicação do Regional Norte 1 da CNBB