Na próxima sexta-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza a partir de 8h, uma ação de conscientização e saúde, no Centro da capital, em referência ao Dia Internacional da Saúde da Mulher e ao Dia de Luta pela Redução de Morte Materna, comemorado no dia 28.
Conforme as defensoras públicas Caroline Souza e Suelen Paes, coordenadoras do Comitê Multi-institucional de Enfrentamento à Violência Obstétrica, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (SES), além das demais instituições e entidades que compõem o comitê.
A programação inicia às 8h, no Largo São Sebastião, com panfletagem e a oferta de serviços de saúde como vacinação, teste rápidos de HIV, sífilis e hepatites e aferição de pressão, entre outras atividades. Os serviços são gratuitos.
Às 10h, no Palácio da Justiça, as interessadas poderão participar de uma roda de conversa sobre o combate à violência obstétrica e os direitos da mulher na assistência ao parto. No mesmo espaço, também estará aberta à visitação a exposição “Faces do Nascer”, uma iniciativa da Defensoria que busca conscientizar a população sobre o tema através de imagens e relatos reais de mulheres que passaram por situações de constrangimentos e agressões na hora do parto.
A violência obstétrica é um assunto que precisa ser levado ao conhecimento da população porque poucas pessoas têm noção disso. E a Defensoria tem o papel de levar assistência jurídica às pessoas vulneráveis, mas também tem a função de levar educação em direitos, para que dessa forma possamos combater esse tipo de situação”, afirmou a defensora Suelen Paes.
Com informações da assessoria
Imagens: Divulgação/DPE-AM