O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) notificará os prefeitos dos municípios de Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo após a conclusão das fiscalizações presenciais que estão sendo realizadas pela Corte de Contas nas escolas públicas durante a “Operação Educação”. A ação nacional realiza auditoria em mais de mil escolas em todo o Brasil até esta quarta-feira (26).
As notificações terão como objetivo alertar aos gestores para que tomem providências para a correção de problemas de infraestrutura, material, segurança e outras áreas relacionadas à educação, totalizando 190 itens.
No Amazonas, foram escolhidas quatro cidades que ficam próximas de Manaus, para facilitar a logística de deslocamento já que os dados coletados devem ser encaminhados, em tempo real, para a central de dados, no TCE-SP, que fará a compilação nacional da informações.
A capital amazonense não está incluída nesta operação porque está contemplada em um outro trabalho de monitoramento. Os critérios utilizados para escolher as escolas foram indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Cento Escolar 2022.
Segundo o chefe do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM, auditor Júlio Viana, entre as principais irregularidades identificadas estão problemas com a infraestrutura como trincas e rachaduras em paredes e pilastras estruturais, banheiros sem portas, pias sem encanamento de esgoto, pátios tomados pelo mato, pinturas de paredes desgastadas, forros com goteiras e infiltrações, entre outros.
A “Operação Educação” conta com o apoio de 32 Tribunais de Contas do país. A ação visa aprimorar a qualidade do ensino e garantir melhores condições de aprendizado aos estudantes.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação