Com doze Boletins de Ocorrência (BOs) em seu nome, Rayk da Silva Ferreira, 27, investigado por aplicar diversos golpes de estelionato em Manaus, foi preso na terça-feira (18), no bairro da Redenção, zona centro-oeste da capital. Dos 12 BOs, 10 são por estelionato, um por falsidade ideológica e outro por apropriação indébita.
De acordo com a delegada Elizabeth de Paula, titular do 2° Distrito Integrado de Polícia (DIP), as investigações começaram quando uma das vítimas comprou um enxoval de uma empresa na internet, a partir disso, o autor se fez passar pela empresa que vendia os enxovais, e recebeu o valor, por meio do Pix, mesmo sem prestar os serviços.
Além disso, o autor ainda abriu uma empresa de intermediações financeiras e passou a aplicar cada vez mais golpes, sendo o último, em março de 2023, quando recebeu R$ 28 mil de outra vítima. De acordo com a delegada, está sendo investigado se ele repassava os valores para empresas fora de Manaus.
- Polícia Civil prende homem por furtos de armas de fogo de policiais e agentes de segurança
- Governo entrega 68 novas viaturas e mais de 4 mil equipamentos aos profissionais da Segurança Pública
Diante de todos os indícios, foi representada à Justiça pela prisão preventiva dele, e a ordem judicial foi decretada no dia 17 de abril deste ano, pela Central de Plantão Criminal. A polícia solicita que as pessoas que tenham sido vítimas do Rayk devem procurar a delegacia para que o inquérito policial seja concluído e enviando para a justiça.
Rayk responderá pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e apropriação indébita, e ficará à disposição do Poder Judiciário.