No Amazonas, as vendas no comércio varejista alcançaram alta de 0,8% em janeiro de 2023. Apesar do aumento não ter sido expressivo, o índice é considerado o maior para o mês, nos últimos quatro anos. Na comparação entre janeiro de 2022 e o mesmo período deste ano, o avanço foi de 1,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Custos da Construção Civil no Amazonas já acumulam alta de 2,83%, em 2023
- Vendas do comércio amazonense caem 1,6% em novembro
Já no âmbito nacional, as vendas no comércio varejista cresceram 3,8% na comparação entre dezembro do ano passado e o primeiro mês de 2023. Também houve alta de 2,6% na comparação entre janeiro de 2022 e o mesmo período deste ano.
Mesmo com números positivos no primeiro mês de 2023, as expectativas para os próximos meses não são de aumento nas vendas, afirma o supervisor de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.
Na comparação entre os Estados brasileiros que tiveram índices positivos, em volume de vendas no comércio varejista, o Amazonas ficou em 22° lugar, destaca Nogueira.
As unidades da Federação que tiveram os maiores resultados foram: o Espírito Santo, com 8,8%; o Tocantins, com 8,7%; e Roraima, com 7,4%.
Já as vendas do comércio ampliado, que é o comércio normal mais a comercialização de automóveis, peças e materiais de construção; tiveram queda de 0,7%, em janeiro, no Amazonas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar