A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio do 15º DIP, deflagrou, nesta quarta-feira (05/04), às 6h, operação policial e prendeu Itatiana Silva de Oliveira, conhecido como “A Taty”; Marcelo Marques Sales, conhecido como “O Professor”; e Thiago Castro da Gama, conhecido como “O Lacoste”, integrantes de um grupo criminoso que atua roubando residências.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 13º DIP, os infratores agiam adentrando nas residências no momento em que as vítimas estacionavam seus veículos nas garagens. A partir disso, eles mantinham os moradores como reféns por toda noite, sob tortura a fim de realizar transferências bancárias, e, além disso, roubavam todos os pertences das vítimas como joias, eletrônicos e eletrodomésticos, bem como dinheiro e veículos.
- Base Tiradentes vai reforçar patrulhamento na região do Médio Solimões
- Governo entrega 68 novas viaturas e mais de 4 mil equipamentos aos profissionais da Segurança Pública
Conforme o titular, Thiago Castro e sua companheira, Itatiana Silva, já foram presos em 2015 por envolvimento na morte do policial militar Afonso Camacho Dias. Eles eram os responsáveis por coordenar as execuções do grupo criminoso, fornecendo armas e auxiliando na logística para realização dos roubos, além de cooptar pessoas para auxiliar nas ações criminosas. Enquanto Marcelo Marques era o autor intelectual dos crimes, sendo responsável por dirigir o grupo e realizar o estudo sobre a rotina das vítimas, além de realizar o escoamento do produto dos crimes.
Ainda segundo o delegado, em uma ação policial deflagrada no dia 6 de março deste ano, as equipes do 13º DIP prenderam Odacir Lira de Sena, responsável por receber valores oriundos das práticas criminosas em sua conta corrente, e o companheiro dele, Carlos Gabriel Reis Batista, que atuava na execução dos roubos.
Thiago e Itatiana foram presos no beco Amazonas, bairro Educandos, zona sul, e Marcelo foi preso na rua Martins Santana, bairro Morro da Liberdade, naquela mesma zona. Eles responderão por organização criminosa e roubo majorado e ficarão à disposição da Justiça.