A região amazônica possui um potencial turístico expressivo. A floresta tropical, os rios, a cultura indígena, a culinária, cultura e as tradições atraem e conquistam os turistas que visitam os estados brasileiros que integram esta área. Pensando em fomentar o setor, o Ministério do Turismo disponibilizará consultoria pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na região Norte, apenas Novo Airão e Belém foram selecionados e agora passam a integrar a Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil. A cidade amazonense foi uma dos doze selecionadas, entre as 500 cidades concorrentes, para receber a consultoria que auxiliará o município na capacitação e construção de um plano de transformação.
Para a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Novo Airão, Suzianne de Oliveira, a oportunidade vai alavancar não só o nome de Novo Airão, como de todo o Amazonas no cenário turístico do Brasil.
A metodologia criada na Espanha segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade. A primeira reunião com o grupo de municípios selecionados acontecerá em São Paulo, no próximo dia 04 de abril, durante a World Travel Marketing (WTM Latin America), o maior evento para negócios do segmento do turismo.
Rádio Rio Mar
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur e Diego Peres/Secom