O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nessa sexta-feira 03/03 um pacote de investimentos na área de esporte, no total de R$ 8,4 milhões. A inciativa visa incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, além de potencializar atletas que possam representar o Estado em futuras competições. Estão inclusos no planejamento, os projetos “Formando Campeões” e “Amazonas nas Olimpíadas de Paris”. O anúncio foi feito na Vila Olímpica, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus.
- Atleta do futebol americano amazonense é destaque nacional
- Atletas amazonenses conquistam cerca de 10 medalhas nos Jogos da Juventude em Sergipe
14 atletas com índices pré-olímpicos vão receber incentivos para que possam representar o Estado nas Olimpíadas de Paris, que ocorrerá em 2024. Os competidores selecionados são representantes de modalidades como: natação, basquete, arco e flecha e arremesso de peso. O governador do Amazonas, Wilson Lima, explica como vai ocorrer o acesso aos incentivos.
Também faz parte do pacote de investimentos, a ampliação do +Pelci, que é o programa de esporte e lazer desenvolvido na capital e no interior do Estado.
Pedro Nunes, de 23 anos de idade, conheceu o atletismo aos 11, por inspiração no tio, que competiu na modalidade. Hoje, o atleta coleciona títulos nacionais e internacionais, conquistados nos Jogos Pan-Americanos de 2021 e Ibero-Americano Adulto 2022, onde competiu no lançamento de dardo. O competidor destaca a importância de se investir no esporte.
As rematrículas para os projetos de esporte iniciam a partir do dia 6 de março. Já as inscrições de novos alunos, iniciam no dia 13 deste mês.
Projetos esportivos do Amazonas:
Bolsa Esporte
Serão contemplados 89 atletas, desde a base, paratletas, de alto rendimento e alto rendimento olímpico.
Formando campeões
O projeto “Formando Campeões” tem o objetivo de apoiar a formação de mais de 500 jovens, com potencial competidor, oriundos de diferentes zonas da capital amazonense. O programa acontece por meio da inclusão de crianças e adolescentes na prática esportiva, na modalidade de lutas marciais, auxiliando no desenvolvimento físico, psíquico e social.
+Pelci
O +Pelci passa a alcançar 15 mil jovens e crianças em todo o Amazonas. São 5 mil a mais, além dos 10 mil já atendidos por meio dos projetos: Mais Futevôlei nos Bairros, Escolinhas nos Bairros e Campeões da Vila.
Campeões da Vila
No projeto, serão 1,2 mil novas vagas para alunos de 8 a 17 anos, em atividades como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A novidade deste ano é para os atletas que tenham interesse em ingressar nas modalidades de natação avançada, kart indoor e arco e flecha.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar