Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública acionam um alerta quanto a segurança da mulher brasileira. Somente no 1º semestre de 2022 foram 699 casos de feminicidio registrados, o que representa uma média de quatro mulheres mortas por dia. Tal número indica um aumento ao longo dos últimos anos, já que em 2019 foram 631 notificações no mesmo período e em 2021, 677 mulheres foram assassinadas.
Em Parintins, no Amazonas, o tema gera preocupação. A deputada estadual Mayra Dias (Avante) alerta que em 2020 foram registrados 13 casos. Já em 2021, 15 registros e no ano passado foram 12 casos. De acordo com a parlamentar somente em janeiro deste ano foram registrados 6 feminicidios, o que representa 50% do total de 2022.
Para Dias é necessário políticas públicas mais efetivas, bem como melhor estrutura voltada ao atendimento do público feminino. Recentemente, a deputada encaminhou requerimento ao governo do estado para que seja construída uma Delegacia Especializada em Crimes contra Mulher na ilha tupinambarana.
Uma das formas de combater e realizar denúncias de violência contra a mulher é o 180. Uma Central de Atendimento à Mulher que presta escura e acolhida qualificada a este público. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, durante toda a semana.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik