Pesquisa revela que mais de 70% dos brasileiros já evitaram o carnaval por medo de golpes

carnaval

Para 48% dos entrevistados, o sentimento de medo aumenta nessa época do ano (Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa realizada pelo Seresa revelou que 74% dos brasileiros já deixaram de participar do carnaval por medo de golpes. O levantamento mostra, ainda, que o principal receio dos entrevistados está na possibilidade de perda de aparelhos celulares e documentos. A sondagem ouviu 1.573 pessoas, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em todos os Estados brasileiros.

Para 48% dos entrevistados, o sentimento de medo, em relação a fraudes, aumenta nessa época do ano. 3 a cada 10 pessoas entrevistadas, revelaram que já foram vítimas de furto ou perderam bens em eventos carnavalescos. Após as perdas, as vítimas também sofreram fraudes, sendo 18% relacionadas à clonagem de cartão de crédito ou débito, 15% tiveram seus cartões usados em compras feitas por terceiros, e 9% ficaram com o nome sujo por causa de dívidas que não reconhecem.

O gerente do Serasa, Daniel Bizanha, revela quais são as perdas de bens mais comuns durante as festas carnavalescas.

A pesquisa também aponta que 59% dos brincantes preferem levar o documento físico, em detrimento da versão eletrônica; e 62% optam pelo cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o pagamento digital. Para evitar golpes, os foliões podem adotar as seguintes medidas de prevenção: levar para as festas apenas o necessário; fazer uso de dinheiro em espécie; desabilitar o pagamento por aproximação dos cartões; ativar as notificações de compras por SMS; habilitar a autenticação, em duas etapas, nas contas bancárias e consultar fontes confiáveis antes de realizar transferências de dinheiro.

O Serasa lançou uma campanha intitulada “Quem Procura Acha”, para ajudar os consumidores a encontrarem documentos perdidos durante o Carnaval. O gestor da entidade explica como participar.

Em caso de perda ou furto de bens e ocorrências de fraudes, durante as festas de carnaval, o cidadão deve se dirigir à delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Para acessar a plataforma de procura por documentos perdidos, a pessoa deve entrar no site: www.serasa.com.br/perdiodocumento.

A pesquisa revelou os 10 golpes mais temidos pelos cidadãos:

1º Clonagem do meu cartão de crédito/débito
2º Compras usando dados do meu cartão de crédito/débito
3º Empréstimos e financiamentos usando o meu nome
4º Golpes a partir do PIX
5º Pedidos de empréstimos no meu nome
6º Vazamentos de dados na internet
7º Emissões de cartão crédito usando o meu nome
8º Roubo de dados através de vírus
9º Roubos de dados em sites falsos
10º Clonagem da minha conta do WhatsApp

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar