A Prefeitura de Manaus lança, nesta quarta-feira, 15/2, às 10h, no Palácio Rio Branco, o edital “Prêmios Literários Cidade de Manaus” 2023, um dos mais expressivos do país. A gestão da prefeitura assinou a nova Lei dos Prêmio Literários, nº 2.960, de 5/10/22, que alterou a anterior, com a unificação das categorias, do valor dos prêmios, assim como garantindo a publicação impressa das obras vencedoras.
A partir da legislação, as categorias, antes divididas entre regionais e nacionais, ficam em dez, ao mesmo tempo em que a premiação é de R$ 8 mil. Os prêmios têm abrangência nacional e é organizado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
O concurso é destinado a premiar, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros domiciliados ou não no Brasil. Além de ajudar a estimular os talentos literários, o concurso promove e insere Manaus no calendário literário nacional. O edital Prêmios Literários Cidade de Manaus abre a programação deste ano das ações de fomento à cultura da cidade.
Apoio à cultura
O presidente do Concultura, escritor Tenório Telles, disse que tem buscado dar assistência e apoio ao setor cultural, que ainda sofre com os efeitos da pandemia de Covid-19. Ele ressalta que o “Prêmios Literários” é um concurso de literatura que faz parte das ações da Prefeitura de Manaus e objetiva estimular os profissionais da escrita da nossa terra e país.
“Ao mesmo tempo em que reconhece o trabalho criativo e o talento, premia as obras vencedoras financeiramente. É uma iniciativa que promove a leitura, os livros e celebra a palavra escrita”, ratifica Telles.
Com informações Assessoria
Fotos: Divulgação
Leia também: