Turismo: Você já deve ter escutado: visitou o Amazonas, comeu jaraqui não saí daqui. Essa afirmação demonstra o peso da culinária do estado na escolha por um destino turístico. Recentemente, Manaus, foi eleita pelo jornal americano New York Times como os melhores destinos turísticos do mundo em 2023, na 41ª colocação, com destaque para a culinária. E para fortalecer o turismo internacional a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) lançaram um roteiro integrado.
A vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, relata que tanto a região Norte como a Nordeste são os portais de entrada para os turistas estrangeiros, sobretudo vindos da Europa e Estados Unidos. A meta é que com o termo de cooperação a participação de eventos ocorra com maior frequência.
As duas capitais buscam unir seus atrativos para oferecer a melhor experiência com destaque para a beleza das praias cearenses e da floresta amazônica, além dos quesitos arquitetônicos e culinária. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, o intercâmbio entre as duas capitais, atrai o interesse dos viajantes que desfrutam da infraestrutura turística e a cultura de cada cidade.
Manaus vem ganhando destaque internacional devido pesquisas. Outro título dado ao Estado foi concedido ao Teatro Amazonas neste mês de fevereiro, o de “monumento mais bonito” do Brasil. Ele foi concedido pelo site português Angi.
Rádio Rio Mar
Foto: Arthur Castro (Secom) e Michael Dantas (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Antonio Pereira / Semcom