A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) em conjunto com a 31° Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), deflagrou uma ação na segunda-feira (23/01), que resultou na prisão de Natan de Melo Furtado, 33, conhecido como “Giban”, investigado por três feminicídios ocorridos no Amazonas.
Os dois primeiros feminicídios ocorreram em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros da capital), nos dias 27 de setembro de 2016 e 27 de junho de 2021, e tiveram como vítimas Esmeralda Rocha da Cruz, de 51 anos, e Ana Lucia Barbosa da Silva, de idade não identificada, respectivamente. Ambas foram mortas com golpes de arma branca e tiveram seus corpos queimados como forma de ocultar os crimes.
Conforme a adjunta da DEHS, delegada Marília Campelo, o terceiro feminicídio ocorreu no dia 22 de junho de 2022 e teve como vítima Leonor Maria Nascimento da Silva, que tinha 57 anos. Ela foi encontrada com golpes de arma branca, em sua residência no bairro Raiz, zona sul.
- Em ação conjunta, Polícia Militar apreende 2 toneladas de drogas em Novo Airão
- PF aponta ‘Colômbia’ como mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips
Após o crime, Natan fugiu para o no quilômetro 15 da Rodovia Federal BR-174, onde foi encontrado e preso na segunda-feira. Segundo a polícia, o crime foi motivado exclusivamente por ódio às mulheres.
Natan vai responder pelo crime de feminicídio e ficará à disposição do poder judiciário.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar